segunda-feira, 17 de junho de 2013


.



Vamos conhecer Lapa/PR!!!!!


Lapa fica aproximadamente 70Km de Curitiba,  a onde ocorreu o Cerco da Lapa  que foi um memorável episódio militar que ocorreu durante a Revolução Federalista em 1894, quando a cidade  tornou-se arena de um sangrento confronto entre as tropas republicanas e federalistas, contrários ao sistema presidencialista de governo. Os federalistas resistiram bravamente ao cerco por 26 dias, mas sucumbiram pela falta de munição e comida.
A lendária batalha deu ao Marechal Floriano Peixoto chefe da República, tempo suficiente para reunir forças e deter as tropas federalistas. Ao todo foram 639 homens entre forças regulares e civis voluntários, lutando contra as forças revolucionárias formadas por três mil combatentes. Os restos mortais do General Carneiro, assim como de muitos outros que tombaram durante a resistência, estão sepultado no Panteão do Heróis.
Seguem alguns lugares que podem ser visitados na cidade:

A Lapa possui em seu Centro Histórico 38 edificações que datam do século XIX e 76 da primeira metade do século XX. Casas preservadas que revelam, por seus estilos, a origem de seus construtores. Na foto, parte de casas preservadas na Rua Cel. Francisco Cunha. O museu das armas  a onde em seu  pavimento inferior da Casa de Câmara e Cadeia abriga um museu de época, particular, denominado Museu de Armas. Lá estão expostas as armas da Revolução Federalista e as usadas pelo Exército Brasileiro durante o Império, como canhões Krupp de diversos modelos e calibres, metralhadoras Nordenfeld de fabricação inglesa, fuzis, canhões e balas, essas retiradas da Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, na Ilha do Mel. Armazena também duas cópias de gravuras de Debret, obras de 1827, quando de sua visita ao Brasil, com aspectos de Curitiba e da própria Lapa, fotos de heróis lapeanos, além de objetos de uso pessoal destes.

Mais informaçóes sobre a cidade você pode obter em: http://www.lapa.pr.gov.br/conteudo/333/atrativos-turisticos

Vale a pena conferir o Theato São João inaugurado em 1876 e em 1880, recebeu a visita do Imperador D. Pedro II e sua comitiva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário